O que realmente importa...

Minha foto
São Paulo, Brazil
Cheguei ao final do ano de 2009 totalmente estressada e esgotada devido as preocupações do dia-a-dia, com trabalho, estudo, e etc. Na verdade, eu não tinha nenhum problema específico. Apenas, era pessoa ansiosa e preocupada demais com o dia de amanhã. Mas como está na palavra de Deus: "...basta a cada dia o seu mal". Eu precisei passar por um sofrimento muito grande, pra enxergar que na verdade, as minhas preocupações, as minhas ansiedades não mereciam as noites de sono mal dormidas, a depressão que estava querendo tomar conta de mim! Sem querer negligenciar todo resto, eu aprendi que nada nesta vida tem realmente importância, a não ser, a vida daqueles que amamos...estes sim, são o que realmente têm importância em nossa vida... Eu tenho uma filha e um marido maravilhosos, que eu Amo, e que são bençãos que Deus me deu! Eu tenho familiares maravilhosos que eu Amo muito... E tenho amigos maravilhosos que amo muito também...Enfim, tanto pra agradecer ao Senhor! Mas só depois que eu perdi a minha amada sobrinha Júlia, foi que tive a real dimensão da importância de todos eles em minha vida! Todos eles são o que realmente importa pra mim! Todo o restante é secundário...07/2010

Seguidores

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Aos mestres, com carinho... ❤


Imagem extraída do Google
               Na época em que eu era bancária, sempre ouvia quase que unanimemente, que aquela era a profissão mais estressante!

            No início deste ano, me “aventurei” como professora. E posso dizer, que talvez essa, seja uma das profissões mais estressantes que existem. Mas digo por experiência de causa, que com certeza, é a mais gratificante e apaixonante, também!

            Quando me aventurei por alguns meses na “arte de ensinar”, me apaixonei pela profissão!

            No primeiro dia de aula eu cheguei insegura... Não sabia na verdade, se aquela era minha vocação. Mas Deus me deu a oportunidade aos quase sessenta anos de idade, e eu resolvi experimentar! E apesar de não ter muito treino ou técnica, aos poucos, fui amando a “arte de ensinar”!

Durante os meses em que estive com meus alunos, tentei passar a eles - além das disciplinas obrigatórias -, noções de valores, moral, ética e respeito.

Tentei ensinar também, coisas que estavam fora do currículo, mas que julguei ser importante, que eles tivessem conhecimento!

Tive um aluno muito curioso, que sempre me fazia perguntas instigantes:

- Profe: por que escrevemos deus (dos mitos gregos), minúsculo? Por que o mapa do mundo se chama "mapa mundi"? Quem escreveu o Hino Nacional? E quando foi escrito? Por que as palavras do Hino Nacional são tão difíceis? E por aí vai...

E ao que eu não sabia responder, eu sempre procurava a resposta e lhe respondia no dia seguinte. Como os sinônimos do hino nacional.

Graças a ele, tive a ideia de procurar o significado de algumas palavras do hino nacional. Pois toda segunda-feira eles cantavam o hino, mas não faziam a mínima ideia do significado do que estavam cantando. Fiz uma lista de sinônimos e entreguei a eles. Ficaram muito animados ao descobrir o significado do que estavam cantando!

E então podem me perguntar: - Se você gostou tanto da profissão, por que desistiu?

A resposta é: desisti, porque devido a alguns problemas de saúde que tenho, para mim, ficou inviável continuar. Pelo menos, por esse ano. O meu futuro a Deus pertence!

E eu tiro o meu chapéu a todos os meus colegas, com que tive a honra de conviver por algum tempo! Todos são guerreiros! E “apesar de não usarem capas, são verdadeiros heróis”!

Como uma colega minha: que trabalha em três escolas – em uma particular, uma do estado e em uma da prefeitura. Ela faz verdadeiros malabarismos, com todas as suas atribuições, relatórios, planejamentos. Ainda arranja tempo para as lembrancinhas das datas especiais. Eu já lhe disse mais de uma vez, que ela é guerreira, e que eu a admiro muito!

Ou como outra(o)s colegas, que vêm de outra cidade, e apesar de trabalharem meio período, acabam com o dia todo tomado, entre idas e vindas de ônibus e circulares. E ainda, os inúmeros planejamentos e relatórios!

Ou ainda como outra(o)s, que assumem a profissão como “professora(e)s substituta(o)s”. Essa(e)s não têm o compromisso com planejamentos e relatórios. Mas cada dia é uma surpresa, uma emoção diferente! J  

Tanto podem ser designados para trabalhar perto de casa, como trabalhar quase em outra cidade... E muitas vezes, os deslocamentos são em cima da hora e de ônibus!

Professores para mim são heróis, sim!

E como eu li outro dia:

“Professor é a única profissão em que você precisa trabalhar, antes de chegar ao trabalho, para que você tenha trabalho para fazer. Depois do trabalho você precisa trabalhar para corrigir o trabalho feito durante o trabalho, pois não teve tempo de fazer porque estava trabalhando!”. 

E é a mais pura realidade! Essa é a rotina de um professor!

Porém, com todos os percalços e intempéries que encontram pelo caminho, a maioria permanece na profissão.  

Porque ser professor, é antes de tudo, uma vocação e um dom de Deus! E o prazer e a realização de ensinar, suplanta todas as dificuldades!

Então, nesse dia 15 de outubro, eu deixo a minha singela homenagem aos meus colegas professores!

Um Feliz Dia dos Professores a todos, com carinho! Que Deus os abençoe e que vocês continuem a abençoar muitas vidas!! 

“[...] Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes”.

                                                                                                              Gabriel Chalita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seu comentário me deixa muito feliz! Responderei assim que possível em seu blog ou e-mail.