[...] Fez-se do amigo próximo, distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente!".
Hoje estou aqui escrevendo, a minha oitava crônica da quarentena. Creio que essa estrofe desse poema - adequa-se perfeitamente ao momento que estamos vivendo...
Nesses últimos tempos, a vida tem sido realmente “uma aventura errante”... E não só os amigos próximos, mas os familiares, também se fizeram distantes...
Hoje faz 261 dias que estamos de quarentena. Desde anteontem, retrocedemos à fase amarela, pelo aumento do número de casos de Covid e internações.
À meu ver, a mesma demorou à ser decretada, por interesses políticos: no último final de semana, tivemos o segundo turno das eleições. E por “ironia do destino”, no dia seguinte, se deu o retrocesso...
No entanto, já era de se esperar que uma segunda “onda” viesse (se é que saímos da primeira...), pois parece que para muitas pessoas, a “ficha ainda não caiu”!
No domingo saímos de carro, e fiquei abismada, ao ver tantas pessoas nas ruas, sem máscaras.
Aos passarmos por um parque aqui da cidade, nos deparamos com aglomerações de jovens, em vários pontos. Mas fiquei mesmo estarrecida, quando passamos pela decoração de Natal: o que vimos, foi uma grande aglomeração! Pessoas sem máscaras tirando fotos, selfies, em meio aos enfeites – como se nada estivesse acontecendo!
Aí, nos perguntamos: - Será que acabou a pandemia, e nós não ficamos sabendo??
Voltei inconformada, ao presenciar tamanha falta de consciência e respeito ao próximo!
Sim, porque aquelas pessoas que estavam ali, aglomeradas - sem nenhum cuidado – são as mesmas pessoas que irão levar o vírus para casa, e contaminar seus familiares!
Vejo também, que ainda há muita confusão e ignorância com relação ao assunto, ao vírus. Muitos acreditam, que quem já pegou, não pega mais; ou não transmite. Ou, que quem é assintomático - não transmite, também.
Ledo engano... Já foi comprovado, que quem contraiu a doença, pode contrair novamente. E mesmo que seja assintomático, se pegar pela segunda vez, ainda assim, pode transmitir aos outros!
E ainda há também, os que acreditam que seja “só mais uma gripe” - menosprezando assim, o problema.
Argumentam que apenas uma pequena parcela da população (cerca de 10%) irá contrair a forma grave da doença.
Por outro lado - vemos todos os dias, pessoas sendo entubadas, morrendo... Hospitais lotado!
Falta empatia, amor ao próximo - para se colocar no lugar dos familiares – e enxergar, que aqueles 10%: são pais, mães ou até filhos, de outras pessoas!
Ontem recebemos a notícia, de que a UTI do hospital aqui da cidade está lotada!
É muito triste, ver o resultado do descaso do poder público; e da falta de consciência das pessoas...
Peço que me desculpem pelo desabafo. É que têm horas, que bate o cansaço e a indignação!
Porém, em meio a tudo isso, seguimos com fé: orando todos os dias, pedindo a Jesus - proteção e cura! Vislumbrando um amanhã melhor, apesar de todas as circunstâncias...
Agora há pouco vi na TV - a notícia de que a primeira vacina do mundo foi aprovada, na Inglaterra.
Que venham as vacinas – e que venha a cura! Mas enquanto elas não chegam, que nos protejamos! E principalmente, que protejamos ao nosso próximo!
#sesairusemáscara
#eviteaglomerações
Bela reflexão, sábias palavras. Vejo a cada dia a palavra de Deus se cumprindo. “A maldade aumentará de tal maneira que o amor de muitos se esfriará” (Mt 24:12)
ResponderExcluir