O que realmente importa...

Minha foto
São Paulo, Brazil
Cheguei ao final do ano de 2009 totalmente estressada e esgotada devido as preocupações do dia-a-dia, com trabalho, estudo, e etc. Na verdade, eu não tinha nenhum problema específico. Apenas, era pessoa ansiosa e preocupada demais com o dia de amanhã. Mas como está na palavra de Deus: "...basta a cada dia o seu mal". Eu precisei passar por um sofrimento muito grande, pra enxergar que na verdade, as minhas preocupações, as minhas ansiedades não mereciam as noites de sono mal dormidas, a depressão que estava querendo tomar conta de mim! Sem querer negligenciar todo resto, eu aprendi que nada nesta vida tem realmente importância, a não ser, a vida daqueles que amamos...estes sim, são o que realmente têm importância em nossa vida... Eu tenho uma filha e um marido maravilhosos, que eu Amo, e que são bençãos que Deus me deu! Eu tenho familiares maravilhosos que eu Amo muito... E tenho amigos maravilhosos que amo muito também...Enfim, tanto pra agradecer ao Senhor! Mas só depois que eu perdi a minha amada sobrinha Júlia, foi que tive a real dimensão da importância de todos eles em minha vida! Todos eles são o que realmente importa pra mim! Todo o restante é secundário...07/2010

Seguidores

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Fevereiro Roxo – Mês de conscientização sobre a fibromialgia



 Imagens  extraídas do Google
          Hoje vou falar sobre um assunto não muito agradável. Mas como fevereiro é o mês de conscientização sobre a fibromialgia, resolvi escrever à respeito.
                A maioria das pessoas não têm ideia de como a doença se manifesta, e do quão sofrido é o dia a dia do portador de fibromialgia! Uma simples mudança brusca no tempo – geralmente quando o tempo esfria -, pode desencadear uma crise!
Falo pela minha experiência, quando o tempo muda:  uma injeção que tomei há meses atrás, o dedinho do pé que quebrei ou a artrite que tive no joelho - há muitos anos atrás, de repente voltam à doer com toda a intensidade!
 A Fibromialgia é uma doença crônica, indetectável a exames laboratoriais, ressonâncias e biópsias. Ela é diagnosticada pela exclusão de outras doenças, como o reumatismo, por exemplo. 
Após descartar inúmeras outras enfermidades através de exames, o médico reumatologista fecha o diagnóstico, pelos sintomas e pela palpação de pontos doloridos pelo corpo – os pontos de gatilho, ou “trigger points”.
Numa crise, dói tudo:  dói os dentes, dói os ossos, dói as costas, dói as pernas, e etc...
As tarefas mais simples, tornam-se extenuantes: como simplesmente pentear os cabelos – porque dói pentear o cabelo!
E além das dores, existem muitos outros sintomas quando se está em crise, tais como: coceira e formigamento – como se bichinhos estivessem andando pelo corpo. Sono não reparador – a pessoa já acorda cansada, como se não tivesse dormido. Raciocínio prejudicado – sensação de estar envolto em um nevoeiro (fibrofog); perda de concentração e memória prejudicada. Visão embraçada, sensibilidade à luz, enxaquecas, tonturas. Irritabilidade, insônia, flutuação do humor. Fadiga crônica – exaustão.  Sudorese excessiva, boca seca, olhos secos e vermelhos. Síndrome do cólon irritável – diarreia ou prisão de ventre. Bexiga irritável – vontade frequente de urinar. Problemas digestivos, ardência no estômago, náuseas.  Inchaço nas extremidades. Hipersensibilidade imunológica:  alergia à alimentos, medicamentos, e etc.
Estes são apenas alguns dos sintomas. Existem muitos mais!
A fibromialgia geralmente é decorrente de algum trauma psicológico; ou pela pessoa sentir dores constantes, devido a um problema de coluna, por exemplo.
E além das mudanças bruscas de tempo, as crises podem ser desencadeadas, por outros fatores - como situações estressantes.
 A doença vem acompanhada muitas vezes, por depressão, síndrome do pânico, e outros problemas psicológicos.  Uma pessoa que sente dor constante, tende a ficar deprimida e triste.
Eu digo que a fibromialgia é uma doença invisível, é a doença da incompreensão - pois não é detectada em exames, e a pessoa aparenta ser saudável exteriormente! As pessoas muitas vezes olham e enxergam uma pessoa saudável: sendo que na verdade, a mesma está sofrendo com dores lancinantes!
As dores constantes roubam a alegria e o ânimo. A pessoa deixa de fazer várias coisas em sua rotina:  como passear, viajar, ou até trabalhar. 
Ou, porque está com dor, ou porque sente muito desânimo. Ou, até mesmo,  por não se sentir bem, devidos aos medicamentos fortes que tem que tomar, para amenizar  a dor.
Faz-se necessário, que os familiares, amigos e colegas que convivem com a pessoa que tem fibromialgia – compreendam suas limitações.
Muitas vezes, a dor “bate” forte! Os fibromiálgicos precisam ser compreendidos e encorajados. E não, julgados pelas pessoas à sua volta; e muitas vezes, pelos próprios médicos!
Por outro lado, a pessoa portadora de fibromialgia tem que se “ajudar” também!
Procurar ajuda médica é o primeiro passo: onde serão prescritos medicamentos para a dor, e outros problemas desencadeados pela doença; e até psicoterapia, em alguns casos. Cuidar da alimentação, também ajuda.
Em crise, é muito difícil começar/fazer uma atividade. Mas assim que houver melhora, a pessoa deve procurar/continuar uma/a atividade física.
Não é fácil no início: o desânimo vai bater, na hora de ir para a academia; ou de fazer a caminhada. Com os exercícios, muitas vezes, as dores irão até se intensificar!
Mas é preciso perseverança e força de vontade! Porque aos poucos, as dores e o desânimo irão regredir! Em alguns casos, serão até controlados; e as crises serão cada vez mais esparsas.
Aos olhos da medicina, a fibromialgia é uma doença incurável. Mas, eu prefiro encará-la com os olhos da fé!
E creio que Jesus pode curar toda e qualquer doença - se essa for a Sua vontade!
Deixo aqui a minha mensagem de força, fé e esperança, para todos que sofrem dessa enfermidade!
Que Deus nos capacite, nos fortaleça, e que nosso ânimo e vontade: sejam mais fortes do que a doença!

                                 “Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".
                                                                                                                               Josué 1:9

25 comentários:

  1. Que Deus tenha misericórdia de todos que sofrem desse mau terrível, que destrói a pessoa e os que estão em volta. Texto muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Vidas podem sim, serem destruídas e ceifadas pela doença; mas principalmente pela incompreensão e pela falta de apoio, por parte das pessoas!

      Excluir
  2. Amém! "É isso impossivel aos homens, mas para Deus, tudo é possivel" Mateus 19:26

    ResponderExcluir
  3. Alô @minsaude vamos informar melhor a população sobre fibromialgia! Os fibromiálgicos sofrem calados porque ninguém acredita neles! Não somos preguiçosos! A dor constante traz um cansaço absurdo e consequentemente a depressão!

    ResponderExcluir
  4. @mariaritadovalleporto11 de fevereiro de 2020 às 17:42

    Obrigada por divulgar o seu conhecimento. Eu tenho fibromialgia há muitos anos! E o que é mais desesperador é que não existe exame e muitas pessoas acham que é fingimento e não entende o nível de dor que sentimos! ❤❤

    ResponderExcluir
  5. Eu Sarei da fibromialgia, ninguem acredita em mim. Ia na igreja, ficava me mexendo no banco de tanta dor, não conseguia ficar parada de tanta dor. Quando ia saindo da igreja escutei uma voz dizendo, fibromialgia, repetiu mais alto fibromialgia. Eu não sabia que doença era, pensava estar com câncer. Perguntei para uma amiga que tem a doença, ela me relatou todas as dores que eu sentia. Fui ao médico, ele me disse que essa doença era por exclusão que se sabia que tinha, eu disse eu sei que tenho. Não me receitou nada, fui na farmácia o farmacêutico me passou um remédio p dores, tomei a noite tirou minha dor. Mas eu não admitia ter que tomar remédio para dor sempre, pois tenho medo de prejudicar meus rins, sou diabética. Daí fui pesquisar no YouTube encontrei médicos oryomoleculares falando sobre isso é passando suplementos. Fui comprando um a um, primeira coisa foi a vitamina D e magnésio dimalato. Depois curcuma, q10 etc. Só sei que fui curada 3 meses depois de uso dos suplentos, se me perguntarem o que te curou , digo a vitamina D de Deus. E ELE próprio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mara: Que belo testemunho. Glórias a Deus!
      Obrigada pela dica das vitaminas!
      Muitas felicidades e saúde pra vc! Deus abençoe! Beijos!

      Excluir
  6. Agradeço Adelisa!Pela coragem de expor sua vivência na luta contra a dor. Que possa ajudar as pessoas que passam por isso, assim com me faz sentir muito mais gratidão pela vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vilma! Assim espero, e esse é o sentido da minha escrita.
      Fico feliz, por ter passado algo bom pra vc! Que Deus a abençoe! Beijos!

      Excluir
  7. Fabiana Cunha Cunha - Via Facebook16 de fevereiro de 2020 às 20:42

    Eu também sofro muito. não estou fazendo tratamento muito caro e não estou trabalhando. vivo com dor todos os dias

    ResponderExcluir
  8. Sirlene Silva Reis - via Facebook16 de fevereiro de 2020 às 20:44

    É ... as pessoas pensam que é manha ou q é chamar a atenção, Só quem tem Fibromialgia sabe como é acordar com dor, passar o dia com dor e chegar a noite além da dor a falta de sono,e sem falar outras coisas mais...Só Deus para dar forças para todas as pessoas que tem essa doença invisível,mas só que m vê...Minha filha de 14 anos tem essa doença, esses não tá sendo fácil pois ela está com mtas dores e sem apetite...Deus cuide e de forças para tds os fibromialgicos e seus familiares lhe compreendam pois não é manha nem frescura,essa doença existe sim ��

    ResponderExcluir
  9. Leoni Souza - via Facebook16 de fevereiro de 2020 às 20:46

    sofro muito com essa doença. é triste de mais e o INSS sempre negando. gasto muito em remedios só Jesus na causa

    ResponderExcluir
  10. Maria Elisa Aguiar - via Facebook16 de fevereiro de 2020 às 20:48

    E só Deus pra nos dar vitoria, porque os médicos n tão neim ai. parece que quando a gente se queixa acham que a gente n sente nada. a gente é humilhada por todos!

    ResponderExcluir
  11. Olha: amei a matéria dela muito boa. precisamos ter pessoas assim ao nosso lado. pois é bem assim que somos vistos, muitos chamam de preguiçosos!

    ResponderExcluir
  12. Eu também estou sofrendo com essa doença meu Deus nos ajuda!!

    ResponderExcluir
  13. Rosemary Paixão - via Facebook16 de fevereiro de 2020 às 20:53

    Parabéns pelo texto!!
    Que o Senhor sustente cada uma de vcs!!! E que os familiares tenha sabedoria , discernimento e entendimento!!
    Deus as abençoe

    ResponderExcluir
  14. Jusce Teixeira - via Facebook16 de fevereiro de 2020 às 20:55

    Tão somente quem é portador de fibromialgia, pode entender o outro, pois somos constantemente criticadas por os que estão bem próximos.

    ResponderExcluir
  15. Ângela Vedovetto da Costa - via Facebook16 de fevereiro de 2020 às 20:58


    Amém, temos que vencer a fibro a cada dia Deus esta conosco. parabéns pelo seu texto, representou todos nós ������������������

    ResponderExcluir
  16. Eliane Oliveira - via Facebook18 de fevereiro de 2020 às 18:35


    meu Deus nos de força

    ResponderExcluir
  17. MARCILEI PORFIRIO - via Facebook18 de fevereiro de 2020 às 18:37

    HOJE EU ESTOU COM TANTA DOR, QUE NÃO SEI NEM DIZER ONDE ESTA DOENDO. PARECE QUE NÃO VOU RESISTIR DOI POR FORA DOI POR DENTRO ,,,,MUITA DOR����������

    ResponderExcluir
  18. Rizete Diniz - via Facebook18 de fevereiro de 2020 às 18:38


    Meu Deus Misericórdia. já sofri muito, mais Deus me libertou ����

    ResponderExcluir
  19. Neide Menezes - via Facebook18 de fevereiro de 2020 às 18:39

    mesmo assim ainda tem gente que diz isso é manha

    ResponderExcluir
  20. Ednaldo Costa - via Facebook18 de fevereiro de 2020 às 18:40

    Só quem tem, sabe o que passa

    ResponderExcluir
  21. Sandra Arruda - via Facebook18 de fevereiro de 2020 às 18:42

    Bela colocação. Texto perfeito. É tudo o que sinto. Embora tenho mais mazelas por essa covarde síndrome.

    ResponderExcluir
  22. Adelisa! Me identifiquei tanto com suas palavras ,descobri a pouco tempo que tenho artrose na coluna na qual tem me limitado a muitas coisas ,mais agora essa dor que apareceu no meu corpo parece que fui atropelada por um caminhão dói !! Vc escreveu tudo o que estou sentindo nesse exato momento!! Obrigada bjos

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário me deixa muito feliz! Responderei assim que possível em seu blog ou e-mail.